Introdução rápida às competências lexicais exigidas ao aprendente segundo o "Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas"

"5.2.1.1. A competência lexical

Consiste no conhecimento e na capacidade de utilizar o vocabulário de uma língua e compreende elementos lexicais e gramaticais.

Os
elementos lexicais incluem:
  • a) expressões fixas, constituídas por várias palavras, usadas e aprendidas como conjuntos. As expressões fixas incluem:
expressões feitas, que compreendem:
– indicadores das funções linguísticas (ver Secção 5.2.3.2.), tais como as saudações:
Bom dia. Como está?, etc.;
– provérbios, etc. (ver Secção 5.2.2.3.);
– os arcaísmos:
e tão asinha foi (depressa); ele está prestes a conseguir isso (quase).
expressões idiomáticas, com frequência:
– metáforas cristalizadas e semanticamente opacas, p. ex.:
Foi sol de pouca dura (= não durou muito tempo); Ele bateu a bota (= morreu);
– intensificadores. O seu uso apresenta muitas vezes restrições contextuais e estilísticas, p. ex. “
branco como a neve” (puro) ou “branco como a cal da parede” (pálido).
estruturas fixas, aprendidas e usadas como todos não analisáveis, e nas quais são inseridas palavras ou expressões para formar frases com sentido, p. ex.: Por favor, pode passar-me...?; Seria possível...?
outras expressões fixas, tais como:
– verbais, p. ex.:
sonhar com, chamar a si;
– locuções preposicionais, p. ex.:
em frente de, a respeito de.
combinatórias fixas, constituídas por palavras que frequentemente se usam juntas, p. ex. fazer/proferir um discurso/cometer um erro.
  • b) palavras isoladas.
Uma palavra isolada pode ter vários significados (polissemia), p. ex.: tanque, reservatório para água ou outros líquidos; carro de assalto, blindado e armado.
As palavras isoladas compreendem as palavras das
classes abertas – nome, adjectivo, verbo, advérbio –, mas também podem incluir conjuntos lexicais fechados (p. ex.: dias da semana, meses do ano, pesos e medidas, etc.). É também possível constituir outros conjuntos lexicais com finalidades gramaticais e semânticas.
Os elementos gramaticais pertencem às classes fechadas de palavras, p. ex.: (em português):

• artigos (
um, o, etc.);
• quantificadores (
alguns, todos, muitos, etc.);
• demonstrativos (
este, esse, aquele, etc.);
• pronomes pessoais (
eu, tu, ele, ela nós, etc.);
• pronomes interrogativos e relativos (
que, como, onde, qual, etc.);
• possessivos (
meu, teu, seu, o dele, etc.);
• preposições (
a, de, por, em, etc.);
• verbos auxiliares (
ter, ser, haver, fazer, modais, etc.);
• conjunções (
mas, e, ou, quando, porque, etc.);
• partículas (p. ex.: em alemão:
ja, wohl, aber, doch, etc. – pois, é que..., então, (eu) cá, (diz) lá, etc.).

Existem escalas ilustrativas para a amplitude de conhecimento vocabular e para a capacidade de controlar esse mesmo conhecimento.

AMPLITUDE DO VOCABULÁRIO [descritivo]

C2 Tem um bom domínio de um vasto repertório lexical que inclui expressões idiomáticas e coloquialismos; demonstra consciência de níveis conotativos de significado.
C1 Domina um repertório alargado que lhe permite ultrapassar dificuldades/lacunas com circunlocuções; não é evidente a procura de expressões ou de estratégias de evitação. Bom domínio de expressões idiomáticas e coloquialismos.
B2 Possui uma gama de vocabulário sobre assuntos relacionados com a sua área e sobre a maioria dos assuntos. É capaz de variar a formulação para evitar repetições frequentes, mas as lacunas lexicais podem, ainda, causar hesitações e o uso de circunlocuções.
B1 Tem vocabulário suficiente para se exprimir com a ajuda de circunlocuções sobre a maioria dos assuntos pertinentes para o seu quotidiano, tais como a família, os passatempos, os interesses, o trabalho, as viagens e a actualidade.
A2 Tem vocabulário suficiente para conduzir transacções do dia-a-dia que envolvam situações e assuntos que lhe são familiares. Possui vocabulário suficiente para satisfazer as necessidades comunicativas elementares. Tem vocabulário suficiente para satisfazer necessidades simples de sobrevivência.
A1 Tem um repertório vocabular elementar, constituído por palavras isoladas e expressões relacionadas com certas situações concretas.

DOMÍNIO DO VOCABULÁRIO [descritivo]

C2 Utilização sempre correcta e apropriada do vocabulário.
C1 Pequenas falhas ocasionais, mas sem erros vocabulares significativos.
B2 A correcção lexical é geralmente elevada, apesar de poder existir alguma confusão e escolha incorrecta de palavras, mas sem que isso perturbe a comunicação.
B1 Mostra bom domínio do vocabulário elementar, mas ainda ocorrem erros graves quando exprime um pensamento mais complexo ou quando lida com assuntos ou situações que não lhe são familiares.
A2 É capaz de dominar um repertório limitado relacionado com necessidades quotidianas concretas.
A1 Não há descritor disponível."


In. Conselho da Europa: Quadro Europeu Cumum de Referência para as Línguas, Porto, ASA Editores, 2001