Quando eu era pequeno

Adaptado para um nível inicial A2

Tema:
Quando eu era pequeno

Léxico e conversação
; Teoria gramatical (Pretérito Imperfeito)


Quando eu era pequeno, eu vivia em Lisboa, em Alvalade. Como os meus pais não tinham muito dinheiro, eu, a minha irmã, a minha mãe e o meu pai vivíamos com a minha avó paterna. Eu andava no colégio São João de Brito, onde estudava, brincava e ria com os meus amigos.


Depois, quando tinha onze anos de idade, mudamos de casa, para o Cacém, periferia de Lisboa, onde os meus pais compraram um apartamento. Não era muito grande, mas pelo menos cada um de nós tinha o seu próprio quarto.


Desde cedo aprendi a fazer tudo sozinho, e por isso, quando saía da escola, eu ia para casa e fazia o meu próprio almoço. Hoje sou um bom cozinheiro pois sempre fui um rapaz habituado a fazer de tudo na cozinha.


Passei a ir para a Escola Gama Barros, mas no nono ano decidi fazer um curso de formação profissional de bancário, e então passei a ir todos os dias estudar em Lisboa, onde ficava a escola profissional.


TEORIA GRAMATICAL:
Pretérito Imperfeito

Pretérito Imperfeito - tempo de um passado continuado

O pretérito imperfeito do indicativo é formado a partir do presente do indicativo a que se junta as desinências:

1ª conjugação -ar

Eu ficava
Tu ficavas
Ele ficava
Nós ficávamos
Vos ficáveis
Eles ficavam

2ª conjugação -er

Eu vivia
Tu vivias
Ele vivia
Nós vivíamos
Vos vivíeis
Eles comiam

3ª conjugação -ir

Eu ria
Tu rias
Ele ria
Nós ríamos
Vos ríeis
Eles riam

Nota: É excepção os verbos "ser", "ter", "vir" e "pôr" que por razões etimológicas fazem o imperfeito com "era", "tinha", "vinha" e "punha".

"A própria designação deste tempo - PRETÉRITO IMPERFEITO - ensina-nos um valor fundamental; o de designar um facto passado, mas não concluído (imperfeito = não perfeito, inacabado). Encerra pois uma ideia de continuidade, de duração do processo verbal mais acentuada que outros tempos pretéritos, razão porque se presta essencialmente para descrições e narrações de acontecimentos passados. "
In.CINTRA, Luís F. Lindley; CUNHA, Celso: Nova gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1997, p. 450


O pretérito imperfeito refere-se a uma acção do passada mas habitual, durativa e não limitada no tempo.

O pretérito imperfeito é utilizado para:
  • "Quando, por pensamentos, nos transportarmos a uma época passada e descrevermos o que então era presente: (...)
  • Para indicar, entre acções simultâneas, a que se estava processando quando sobreveio a outra: (...)
  • Para denotar uma acção passada habitual ou repetida (IMPERFEITO FREQUENTATIVO): (...)
  • Para designar factos passados concebidos como contínuos ou permanentes: (...)
  • Pelo futuro do pretérito, para denotar um facto que seria consequência certa imediata de outro, que não ocorreu, ou não poderia ocorrer: (...)
  • Pelo presente do indicativo, como forma de polidez para atenuar uma afirmação ou um pedido (IMPERFEITO DE CORTESIA): (...)
  • Para situar vagamente no tempo contos, lendas, fábulas, etc. (caso em que se usa o imperfeito do verbo ser, com sentido existencial):(...)" Ibiden, p. 450-451 [excepto imagens]
Algumas formas irregulares que deve conhecer:

Verbo Ser no Pretérito Imperfeito (V. Ser Pret. Imperf.)

(Eu) era

(Tu) eras

(Ele/ela) era

(Nós) éramos

(Vós) éreis

(Eles /Elas) eram

+ (A gente*) era

Verbo Ter no Pretérito Imperfeito (V. Ter Pret. Imperf.)

(Eu) tinha

(Tu) tinhas

(Ele/ela) tinha

(Nós) tínhamos

(Vós) tínheis

(Eles /Elas) tinham

+ (A gente*) teve

Verbo Ir no Pretérito Imperfeito (V. Ter Pret. Imperf.)

(Eu) ia

(Tu) ias

(Ele/ela) ia

(Nós) íamos

(Vós) íeis

(Eles /Elas) iam

+ (A gente*) iam

Agora que já aprendeste algumas formas do Pretérito Perfeito do Indicativo, vamos tentar dizer as correspondentes formas dos verbos "fechar","conter" e "abrir".


Exercício:
  • Diz em que tempo, modo pessoa e género se encontram os verbos da frase que acompanha a imagem em baixo.
  • Ouve a música e preenche os espaços em branco:
In. Rosa dos Ventos "Quando eu era pequenina"(Música Tradicional Portuguesa), Mafra, Noites da cigarra 2007
Quando eu ____________ pequenina,
Acabada de nascer.

Ainda mal ____________ os olhos,
Já _____________ para te ver.

E quando eu já for velhinha,
Acabada de morrer.
Olha bem para os meus olhos:

Sem vida hão de te ver.


  • Vê o ouve a entrevista e diz qual das afirmações são verdadeiras ou falsas:
In. "As tardes da Julia", TVI
  1. A Micaela levou a fotografia dos filhos para o programa.
  2. A Micaela levou algo pessoal para o programa.
  3. A Micaela pertenceu aos Onda Choc.
  4. Toda a gente da idade dela quer estar integrada nesse grupo.
  5. O disco chamava-se "Não tenho idade para amar-te"
  6. Ela tinha dez anos quando participou no disco.
  7. Ela tinha vontade de participar no mundo da música.
  8. Ela aprendeu, com os Onda Choc, a cantar e a tocar um instrumento.
  9. Ela tinha saudades dos Onda Choc.
  10. Ela acha que, hoje em dia, faz falta este tipo de grupos musicais.
  11. O filho da Micaela também canta num grupo como os Onda Choc.
  • Preenche os espaços em branco, com as formas do pretérito:

"_________(andar) eu sem ter onde cair vivo

_____(ir) procurar abrigo nas frases estudadas do senhor doutor

Ai de mim não era nada daquilo que eu _______ (querer)

Ninguém se _____________(compreender) e eu _______ (ver) que a coisa ______(ir) de mal a pior


Na terra dos sonhos, podes ser quem tu és, ninguém te leva a mal

Na terra dos sonhos toda a gente trata a gente toda por igual

Na terra dos sonhos não há pó nas entrelinhas, ninguém se pode enganar

Abre bem os olhos, escuta bem o coração, se é que queres ir para lá morar


___________ (andar) eu sozinho a tremer de frio

______ (ir) procurar calor e ternura nos braços de uma mulher

Mas _____________-me (esquecer) de lhe dar também um pouco de atenção

E a minha solidão não me _________ (largar) da mão nem um minuto sequer(...)"

«Na terra dos Sonhos» In. Jorge Palma: , "Qualquer Coisa Pá Música", Editora Danova, 1979

  • Complete o texto utilizando as formas verbais do passado adequadas (pretérito perfeito e imperfeito do indicativo).


Um passeio em Óbidos

Adaptado para um nível inicial A2

Tema:
Um passeio por Óbidos

Léxico e conversação
; Teoria gramatical (Pretérito Perfeito)


A Susana e o Bruno, durante as férias de Junho de 2007, foram passear por Óbidos. Eles já lá tinham estado antes, mas, para eles, ir a Óbidos é sempre tão agradável que adoram lá voltar. Assim, no dia 21, depararam-se com uma bela surpresa: havia um festival medieval.


Dentro das muralhas da bela cidade, o tema alegrava as ruas. Os dois namorados viram os habitantes e comerciantes vestidos de acordo com essa época, pois eles eram ilustrações vivas desse modo de vida. Por onde quer que se passasse, havia alguém realizando uma tarefa tradicional medieval.



Desde guardas do rei, a nobres, a humildes fiandeiras, havia sempre alguém a mostrar o modo de vida de então. O Bruno e a Susana ficaram muito impressionados pela organização deste evento, que contava com a participação de miúdos e graúdos.



Nas ruas eles viram à venda artesanato local, pequenas espadas e escudos de madeira, cestos de vime, muita comida como broas, ou compotas tradicionais, e é claro, como não podia deixar de ser, a famosa e tradicional ginjinha de Óbidos, que provaram com prazer.


Na Praça de Santa Maria, junto ao pelourinho, viram montado uma espécie de praça de torneios, e até experimentaram fazer os jogos que haviam à disposição. O Bruno ganhou umas vezes e a Susana lá conseguiu ganhar outras. Mas divertiram-se muito, os dois.


Os jograis também faziam parte da animação, e alegravam as ruas com as suas cantigas de amor e amigo.


Óbidos é agradável de descobrir todo o ano. E é por detrás dos mais insuspeitos portões que encontraram os mais belos recantos.



Perto da Igreja de São Pedro viram a comitiva de um casamento, e do lado de fora, esperava pelos noivos um belo coche com dois belos cavalos que se deixaram cumprimentar, muito afectuosamente.


Foi um óptimo dia. Até uma suave brisa pareceu vir tornar o dia mais agradável. Nesse dia viveram um dia inesquecível.

TEORIA GRAMATICAL:
Pretérito Perfeito
Pretérito Perfeito - tempo de um passado concluído

-ar

Eu deixei
Tu
deixaste
Ele
deixou
Nós
deixamos
Vos
deixastes
Eles
deixaram


-er

Eu vivi
Tu
viveste
Ele
viveu
Nós
vivemos
Vos
vivestes
Eles
viveram

-ir

Eu consegu
i
Tu consegu
iste
Ele consegu
iu
Nós consegu
imos
Vós consegu
istes
Eles consegu
iram


Nota: O verbo "ver", como verbo irregular, no pretérito prefeito segue o paradigma da 3.ª conjugação. Logo diz-se: eu vi; tu viste; ele/ela viu; nós vimos; vós vistes; eles/elas viram; a gente/você viu.


O Pretérito Perfeito simples refere-se a uma acção executada num tempo passado, concluída, descrita e observada a partir de um ponto presente, mas denotador de uma acção completamente concluída, afastada do presente.

Descreve uma acção não habitual, pontual e limitada temporalmente.

Algumas formas irregulares que deve conhecer:
Verbo Ser no Pretérito Perfeito (V. Ser Pret. Pref.)

(Eu) fui
(Tu) foste

(Ele/ela) foi

(Nós) fomos

(Vós) fostes

(Eles /Elas) foram
+ (A gente*) foi
Verbo Ter no Pretérito Perfeito (V. Ter Pret. Pref.)

(Eu) tive
(Tu) tiveste

(Ele/ela) teve

(Nós) tivemos

(Vós) tivestes

(Eles /Elas) tiveram
+ (A gente*) teve
Verbo Ir no Pretérito Perfeito (V. Ter Pret. Pref.)

(Eu) fui
(Tu) foste

(Ele/ela) foi

(Nós) fomos

(Vós) fostes

(Eles /Elas) foram
+ (A gente*) foi
Agora que já aprendeste algumas formas do Pretérito Perfeito do Indicativo, vamos tentar dizer as correspondentes formas do verbo "levar", "receber" e "ferir"?

Exercício:



  • Completa o texto utilizando o pretérito perfeito do indicativo das formas verbais sugeridas:

O meu irmão Leandro ________ com a Beatriz ao cinema. Eles __________-me a mim a à Teresa, a minha namorada, mas eu não _______ ir porque ________ de estudar para um exame e a minha namorada ________ comigo. O Leandro ________ o bilhete e a Beatriz _________ as pipocas. Os dois _______ "A ilha dos escravos" e _______ muito deste filme.

Formas verbais sugeridas: "comprar"; "convidar"; "ficar"; "gostar"; "ir"; "poder"; "pagar"; "ter"; "ver".


  • Observa o verbo que se segue e conjuga outro verbo, à tua escolha, da mesma conjugação no pretérito perfeito.

Nota: repara que este é um verbo irregular.
  • Preenche os espaços em branco com as formas do pretérito perfeito do indicativo dos verbos entre parêntesis:
"Mar português"

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te ________ (cruzar), quantas mães _________ (chorar),
Quantos filhos em vão ________ (rezar)!
Quantas noivas _______ (ficar) por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

__________ (valer) a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo ______ (dar),
Mas nele é que _________ (espelhar) o céu.

In PESSOA, Fernando: Mensagem, Braga/Coimbra, Ângelus Novus, 1994

  • "Leia a seguinte mensagem de correio electrónico que o seu amigo António lhe
    enviou:

Responda ao António. Escreva o texto no espaço abaixo. O texto deve ter uma extensão de 50 a 70 palavras.


Caro António,

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

"
In. Teste de conhecimento de língua portuguesa (maiores de 15 anos), 14 de Abril de 2007

Meios de transporte e meios de locomoção

Adaptado para um nível inicial A1/A2

Tema:
Meios de transporte e meios de locomoção

Léxico e conversação
:

Os meios de transporte são muito úteis para podermos-nos deslocar para qualquer lado. Algumas viagens exigem o uso de transportes menos usuais, como o avião, que se usa mais ao viajar grandes distâncias. Mas outros meios de transportes são mais comuns, e utilizam-se no dia-a-dia, como o carro ou o comboio. Se uns são mais económicos, outros saem mais caros a quem os utiliza. E às vezes, poupar no bolso também é poupar na saúde ou poupar o planeta...





Andar a pé
(ou marcha)



Andar de bicicleta
(ou fazer ciclismo)




Andar de carro
(na imagem um carocha)




Andar de eléctrico






Andar de mota
(ou fazer motociclismo)




Andar de cacilheiro
(atravessar o rio)





Andar de comboio



Andar de metro
(no porto o metro anda na superfície)



Andar de metro
(subterrâneo)





Andar de avião/ jacto/aeronave


Andar de moto-quatro





Andar de patins






Queres saber mais sobre comboios? Faz o exercício sugerido neste link!





Exercícios:
  • Diga se é verdadeiro ou falso:
1) Andar a pé não poluí.
2) Andar de carro é económico.
3) Andar de carro faz bem à saúde.
4) Andar de bicicleta poluí mais que andar de moto-quatro.
5) Andar de eléctrico é mais silencioso que andar de comboio.
6) Andar de metro, ajuda a reduzir o trânsito na cidade.
7) Andar de mota é perigoso.
8) No Porto, o metro é de superfície.
9) O avião serve para fazer grandes distâncias.
10) Para fazer cinquenta quilómetros, pode-se ir a pé.
11) Pode-se andar de comboio no interior.
12) Todos devem andar a pé.

  • Que meios de locomoção utilizas durante a semana?

  • Assinale se as afirmações são verdadeiras (V) ou falsas (F).
"A compra de bilhetes efectua-se nos autocarros ou nas máquinas de venda automática de bilhetes. Todos os bilhetes devem ser validados na máquina que se encontra à entrada do autocarro, junto ao motorista.
  1. Só se pode comprar bilhetes nos autocarros.
  2. Os bilhetes são validados dentro do autocarro."
    In. Teste de conhecimento de língua portuguesa (maiores de 15 anos), 14 de Abril de 2007
  1. As pessoas que vão a um posto de venda da Carris têm de esperar 10 dias úteis para receberem o cartão.
  2. O cartão “Lisboa Viva” custa 7 euros por mês.
  1. É possível utilizar o metro entre as estações Cidade Universitária e Rato antes das 22:50.
  2. O troço encerra porque não há trabalhadores suficientes."
In. Teste de conhecimento de língua portuguesa (maiores de 15 anos), 10 de Novembro de 2007
  • Ouça o texto:


In. COELHO, Mª. Luisa; OLIVEIRA, Carla: Aprender Português 2, Lisboa, Texto Editores, 2007


Diga porque é que o Carlos não quer emprestar o carro e porque o amigo não quer ir de autocarro.

  • O que aconteceu às pessoas representadas nas imagens, em baixo?















  • Faz um slogan que promova as actividades ao ar livre, utilizando a imagem à esquerda.

  • Sabes e gostas de andar de bicicleta?




  • Em casa, faz uma pequena redacção e diz que tipo de carro gostarias de ter e porquê.

Ida ao médico

Adaptado para um nível inicial A2

Tema: Ida ao medico

Compreensão escrita e conversação


O Jaime não se anda a sentir bem. Ultimamente parece andar sempre cansado e tem dores de garganta. Às vezes, até parece que a comida nem lhe sabe bem e ontem até teve um pouco de febre. A conselho dos colegas de trabalho decidiu ir ao seu médico de família.

No dia seguinte, chegou muito cedo ao Centro de Saúde e, ainda mal abriram as portas, lá estava ele a pedir uma consulta. Por sorte, conseguiu uma consulta no próprio dia.
Quando chegou à sua vez de ser atendido, dirigiu-se para o consultório e, a pedido do médico, sentou-se.
- Então o que vêm aqui fazer, Sr. ... Jaime?
- Ando a sentir-me adoentado. Dói-me a garganta, tenho dores de cabeça e ontem pareceu-me ter febre.
- Então vamos lá ver isso! Por favor, tire a parte de cima da roupa sente-se na maca.
O médico tirou a espátula e mandou o Jaime abrir a boca.
- Abra a boca.
- Ahhhh!
- Abra mais!
-AHHHHHHHHH!
-Muito bem. Pode fechar. Vamos lá ver como estão esses pulmões.
Tirou o estetoscópio e ordenou ao Jaime:
- Inspire!... Expire!... Inspire!...Expire!.... Muito bem! Pode-se vestir.
Voltou-se a sentar à secretária e perguntou ao Jaime:
-O Jaime não fuma, pois não?
-Não senhor doutor! Como sabe?
-Ouvi os seus pulmões!
O Jaime riu-se e quase se engasgou com uma tosse repentina.
-Pois é! O Jaime está com uma gripe e ainda bem que veio ao médico, pois está uma gripe forte. Vamos receitar-lhe aqui um antibiótico para essa infecção na garganta e um antipirético para a febre. Vai ficar na cama três dias e se não se sentir melhor passe aqui que damos-lhe mais dois dias de baixa, pode ser?
- Sim, senhor doutor.
- Beba bebidas quentes e coma umas sopinhas que vai ficar melhor em três tempos.
- Obrigado! Acha que para a semana já posso ir jogar futebol com os meus colegas?
- Hum... vamos lá ver. Talvez se se sentir melhor... mas o melhor é adiar isso para a outra semana.
- Muito bem! Eles que passem sem mim um dia.
O Jaime sorriu e apertou a mão ao médico e despediu-se.
Na recepção, pediu para pôr o selo na receita e saiu do Centro de Saúde, dirigindo-se para a farmácia, onde lhe aviaram os medicamentos.



Agora que viu como é uma interacção paciente - médico, tente simular uma ida ao médico em que se queixa de fadiga e cefaleias (dores de cabeça). O médico recomendará uma melhor alimentação e descanso.






Vamos tentar dizer os nomes dos órgãos? Diga em voz alta o nome do órgão e explique a sua função.



Escolhe um órgão que poda estar a ser afectado e recomenda uma dieta que possa prevenir uma complicação maior.









Queres aprender mais sobre doenças? Segue este link e visita o Núcleo das Doenças do Comportamento Alimentar (NDCA). Lá poderás aprender mais sobre diabetes, doenças do coração, bulímia, anorexia, obesidade, boas dietas alimentares, etc..

Exercício:
  • "Assinale se as afirmações são verdadeiras (V) ou falsas (F).
  1. De manhã não há visitas.
  2. As crianças com menos de 10 anos não podem visitar os doentes."
In. Teste de conhecimento de língua portuguesa (maiores de 15 anos), Janeiro de 2007
  • Escreva uma mensagem de email, para o seu centro de saúde, a pedir uma consulta com o seu dentista, adiantando o motivo da consulta (sintomas, consulta de rotina, etc.)

  • Ao ler a posologia de um medicamento encontra algumas informações importantes. Ouça o texto para saber a informação do folheto:


In. COELHO, Mª. Luisa; OLIVEIRA, Carla: Aprender Português 2, Lisboa, Texto Editores, 2007

Assinale as informações correctas:
  1. O medicamento é de uso privado.
  2. Pode-se partilhar o medicamento.
  3. Deve-se ter em atenção a data em que prescreve a validade do medicamento.
  4. Pode-se guardar o medicamento em qualquer embalagem.
  5. Deve-se ter o cuidado de manter fora do alcance das crianças.
  6. Os comprimidos devem ser guardados na embalagem exterior.
  • Usa este link e usa o imperativo para resolver o exercício.