Verbos irregulares em -er

Adaptado para um nível inicial A1/A2

Tema: Verbos irregulares em -er

TEORIA GRAMATICAL:

Os verbos são irregulares quando se afastam do seu paradigma (modelo), alterando-se quer no radical, quer na desinência.

Ex: "Eu posso, quero e mando."
cf. infinitivo querer e poder

Existem vários verbos irregulares: o verbo "ver"; o verbo "trazer"; o verbo "saber"; o verbo "ler"; o verbo "perder"; o verbo "querer"; o verbo "valer"; etc.

Alguns destes verbos são mais conhecidos por verbos auxiliares. É o caso dos verbos "haver", "ser" e "ter" que têm, como já foi visto em alguns casos, uma forma que se afasta do modelo dos verbos regulares em -er.

Vamos relembrar: Os verbos regulares em -er.

Pres. do Indicativo

eu como
tu comes
ele/ela come
nós comemos
vós comeis
eles/elas comem

- / - o

-s


-mos

-is

-m


Vamos tentar?
Escreve um verbo regular à tua escolha no presente do indicativo.

Agora vamos ver com mais atenção alguns dos verbos irregulares

  • 1)
Pres. do Indicativo do verbo fazer

eu

tu
ele/ela

nós
vós
eles/elas

faço
fazes
faz
fazemos
fazeis
fazem

  • 2)

Pres. do Indicativo do verbo Dizer

eu

tu
ele/ela

nós
vós
eles/elas

digo
dizes
diz
dizemos
dizeis
dizem

  • 3)

Pres. do Indicativo do verbo Poder

eu

tu
ele/ela

nós
vós
eles/elas

posso
podes
pode
podemos
podeis
podem


Repara que estes verbos, na 1ª pess. do sing. ficam alterados na forma do radical. No primeiro caso, o verbo "fazer" sofre uma mudança subtil a nível fonético, do som [Z] para um som [s]; no segundo caso, o radical muda de "diz-" para "dig-"; no terceiro caso, "pod-" passa a "poss-". Pode-se dizer que muitas destas mudanças se devem a convenções. Mas, na realidade, estas alterações devem-se a formas cristalizadas da língua que mantêm a tradição do latim.

  1. facio, is, ere (...)
  2. dico, is, ere (...)
  3. possum, potes, potere (...)

Outro caso é o verbo "pôr" , irregular até na forma do infinito, que deriva do étimo pono, is, ere (...).

Pres. do Indicativo do verbo Pôr

eu

tu
ele/ela

nós
vós
eles/elas

ponho
pões
põe
pomos
pois
põem



Atenção que há verbos que parecem irregulares, mas que não são. A sua irregularidade gráfica corresponde às convenções ortográficas que regulam os contextos fonológicos.

    -/c/- » -/ç/
    -/g/- » -/j/
    -/gu/- » -/g/

    /a/
    +
    /o/

    Ex:

    Vencer - Venço - Vença
    Ran
    ger - Ranjo - Ranja
    Er
    guer - Ergo - Erga

    Queres tentar?
    Experimenta o verbo "saber" e o verbo "querer".

    Lembra-te!
    • Os derivados destas palavras que formem verbos também se comportam da mesma forma.
    Sabendo que "compor" e "dispor" são como "pôr", experimenta dizer-las no pres. do ind.!
    • Se quiseres praticar no computador, podes usar o seguinte web link:
    http://www.conjuga-me.net/

    Exercício:
    • Sublinhe as formas irregulares dos verbos
    O Miguel faz todos os dias a cama. Mesmo assim, quando a mãe vê algo fora do sítio, diz-lhe: "-Miguel! Arruma o teu quarto!... Eu perco a cabeça com este rapaz, valha-me Deus!" Desabafa a mãe.
    Ele não quer que a mãe ralhe com ele, por isso faz como ela lhe diz. Depois de arrumar tudo, ele leva a roupa para a máquina de lavar e põe tudo no tambor. Depois coloca o detergente, mas antes lê as instruções. "- Eu sei que um dia hei de ser eu a lavar a minha roupa, por isso tenho de aprender. -Mãe, já está. Queres mais alguma ajuda?" "- Posso precisar, mas só mais tarde. Agora podes ir. Mas vê se não chegas tarde!..."
    • Coloque a frase na 3ª pessoa do singular e sublinhe a forma irregular
    • Conjuga os verbos na frase da imagem em baixo no presente do indicativo e sublinha as formas irregulares

















    • Sublinhe as formas irregulares dos verbos e, em casa, conjugue-as no presente do indicativo.

    Sem comentários: