Condição hipotética, irreal e factual

Adaptado para um nível inicial A2

Tema:
Condição hipotética, irreal e factual; Os tempos do conjuntivo

TEORIA GRAMATICAL:

A condição hipotética remete para um mundo possível, criado linguisticamente pelo enunciado Pode passar-se num tempo irreal indicando uma incerteza mas potencialidade ao mesmo tempo. Pode, no entanto, diferenciar-se em grau de probabilidade.

Este tipo de frase implica uma possibilidade mais remota com muita probabilidade em se concretizar. É [- hipotética][+ provável].



Já esta frase implica uma hipótese mais remota em se concretizar. É [+ hipotética][- provável]
O imperfeito do conjuntivo pode indicar um tempo passado hipotético. Mas também pode ter outros sentidos semânticos. Há uma maior tendência para utilizar o imperfeito do indicativo que o condicional, forma mais estagnada.


A condição contrafactual ou irreal, remete para um intervalo de tempo passado, num mundo acidental ou ocasionalmente contrafactual ou condicional irreal do passado. Remete para um mundo, facto ou situação impossível de realizar


A condição factual (real) realiza-se dentro de um tempo real e implica uma certa certeza. O conteúdo das duas preposições verificam-se no mundo real. A sua realização é provável. Refere-se usualmente a um acontecimento futuro que é anterior a um outro.


Também são factuais realizações com "caso", "desde que", "a não ser que"










Os tempos do conjuntivo

Presente do Conjuntivo


Pres. do Conjuntivo

da 1ª conjugação (-ar)

Eu cante

tu cantes

ele/ela cante

nós cantemos

vós cantais

eles/elas cantem

- / - e

-es

-e

-emos

-eis

-em


Pres. do Conjuntivo

da 2ª conjugação (-er)

Eu venda

tu vendas

ele/ela venda

nós vendamos

vós vendais

eles/elas vendam

- / - a

-as

-a

-amos

-ais

-am




Pres. do Conjuntivo

da 3ª conjugação (-ir)

Eu parta
tu part
as
ele/ela part
a
nós part
amos
vós part
ais
eles/elas part
am

- / - a

-as

-a

-amos

-ais

-am

Imperfeito do Conjuntivo

Imperfeito do Conjuntivo

da 1ª conjugação (-ar)

eu cantasse
tu canta
sses
ele/ela canta
sse
nós cantá
ssemos
vós cantá
sseis
eles/elas canta
ssem

-sse

-sses

-sse

-ssemos

-sseis

-ssem




Imperfeito do Conjuntivo

da 2ª conjugação (-er)

eu vendesse
tu vendesses
ele/ela vendesse
nós vendêssemos
vós vendêsseis
eles/elas vendessem

-sse

-sses

-sse

-ssemos

-sseis

-ssem



Imperfeito. do Conjuntivo

da 3ª conjugação (-ir)

eu partisse
tu parti
sses
ele/ela parti
sse
nós partí
ssemos
vós partí
sseis
eles/elas parti
ssem

-sse

-sses

-sse

-ssemos

-sseis

-ssem



Futuro do Conjuntivo


Futuro do Conjuntivo

da 1ª conjugação (-ar)

eu cantar
tu canta
res
ele/ela canta
r
nós canta
rmos
vós canta
rdes
eles/elas canta
rem

- r

-res

-r

-rmos

-rdes

-rem





Futuro do Conjuntivo

da 2ª conjugação (-er)

eu vender
tu venderes
ele/ela vender
nós vendermos
vós venderdes
eles/elas venderem

- r

-res

-r

-rmos

-rdes

-rem




Futuro do Conjuntivo

da 3ª conjugação (-ir)

eu partir
tu partires
ele/ela partir
nós partirmos
vós partirdes
eles/elas partirem

- r

-res

-r

-rmos

-rdes

-rem



Exercícios:
  • Ouça a música "Ó gente da minha terra"e complete a letra usando os verbos do conjuntivo:



É meu e vosso este fado
Destino que nos amarra
Por mais que _______ negado
Às cordas de uma guitarra

Sempre que se ouve o gemido
De uma guitarra a cantar
Fica-se logo perdido
Com vontade de chorar

Ó gente da minha terra
Agora é que eu percebi
Esta tristeza que trago
Foi de vós que a recebi

E pareceria ternura
Se eu me ________ embalar
Era maior a amargura
Menos triste o meu cantar

Ó gente da minha terra
Agora é que eu percebi
Esta tristeza que trago
Foi de vós que a recebi

  • Sublinha os verbos do modo conjuntivo da seguinte banda desenhada e identifica o tempo a que pertence.


  • Complete, com os verbos que estão entre parêntesis na forma adequada:
Se o Pai Natal _________ (ser) magro ele _________ (caber) melhor nas chaminés. Caso ele ________ (começar) uma dieta, em vez dos meninos deixarem umas bolachas e um copo de leite, eles _________ (deixar) um pouco de chá e uma bolacha integral. A não ser que _________ (estar) doente, o Pai Natal _____ (ser) pontual como todos os anos e ________(trazer) presentes para todos os meninos e meninas. No caso de não _______ (aparecer), de certeza que o Menino Jesus se _________ (encarregar) de dar um brinquedo a todas as crianças.

Observação cultural: Em Portugal, a tradição do Pai Natal ainda é muito recente, mas começa a ser propagada, sobretudo como efeito da acção dos meios de comunicação, como a televisão ou a publicidade em geral. No entanto, tradicionalmente, a troca de presentes, especialmente aqueles destinados às crianças é atribuído ao Menino Jesus, enfatizando assim a influência do cristianismo em Portugal, e a tradição dos presépios que se começa, infelizmente, a perder.






Sem comentários: