Artigo


Tema: Artigo: definido e indefinido (parte 1)

TEORIA GRAMATICAL:

"ARTIGO DEFINIDO E INDEFINIDO

Dá-se o nome de ARTIGO às palavras o (com as variações a, os, as) e um (com as variações uma,uns, umas) que se antepõem aos substantivos para indicar:
  • a) que se trata de um serconhecido do leitor ou ouvinte, seja por ter sido mencionado antes, seja por ser objecto de um conhecimento de experiência, como nestes exemplos:
Levanta-se, vai à mesa, tira um cigarro da caixa de laca, acende o cigarro no isqueiro, larga o isqueiro, volta ao sofá. (Fernanda Botelho, X, 183)

Atravessaram o pátio, deixaram na escuridão o chiqueiro e o curral, vazios, de porteiras abertas, o carro de bois que apodrecia, os juazeiros. (Graciano Ramos, VS, 161)
  • b) que se trata de um simples representante de uma dada espécie ao qual não se faz menção anterior:
(...) Era uma casinha nova, a meia encosta, com trepadeiras pela varanda. Tinha um pomar pequeno de laranjeiras e marmelos e mais uma hortazinha, ao longo do rego que descia do morro. (Rodrigo M. F. de Andrade, V, 119)

No primeiro caso dizemos que o artigo é DEFINIDO; no segundo, INDEFINIDO.

Observação: « O artigo é um signo que exige a presença de outro (ou outros) com o qual se associa em sintagmas: um signo dependente. Por outra parte, pertence ao tipo de signos que se agrupam em paradigmas ou inventários limitados, fechados: os signos morfológicos, cujos conteúdos - os morfemas - constituem o sistema gramatical, em oposição aos signos léxicos, caracterizados por constituirem inventários abertos, ilimitados» (Emilio Alarcos Llorach. El artículo en español. In To Honor Roman Jakobson; Essays on the Occasion of his Seventieth Birthday, I. The Hague - Paris, Mouton, 1967, p.19).

FORMAS DO ARTIGO

Formas simples
  • 1) São estas as formas simples do artigo:


  • 2) No português antigo havia as formas lo (la, los, las) e el do artigo definido.
Lo (e suas variações) só aparecem hoje, como artigo, em construções estereotipadas do tipo mai-lo (=mais o) ocorrentes em falares de Portugal (...)

  • 3) A forma arcaica el do artigo masculino fossilizou-se na titulatura el-rei, talvez por influência da conservadora linguagem da Corte:
Então o terceiro a El-Rei rogou Licença de os buscar, e El-Rei negou.
(Fernando Pessoa, OP, 25)

Formas combinadas do artigo definido
  • 1) Quando o substantivo, em função de complemento ou de adjunto, se constrói com uma das preposições a, de, em e por, o ARTIGO DEFINIDO que o acompanha combina-se com essas preposições, dando:


  • 2) Crase. O artigo definido feminino, quando vem precedido da preposição a, funde-se com ela e tal fusão (=CRASE) é representada na escrita por um acento grave sobre a vogal (à). Assim:

Vou a + a cidade = Vou à cidade
(prep. que introduz o adjunto adverbial do verbo ir) + (artigo que determina o substantivo cidade) = ( a craseado, a que se aplica o acento grave)

Não raro, o à vale como redução sintáctica da expressão à moda de (= à maneira de, ao estilo de):
(...)Mas o major? Porque que não ria à inglesa, nem à almã, nem à francessa, nem à brasileira? Qual o seu género? (Monteiro Lobato, U, 117) (...)
  • 4) Quando a preposição que antecede o artigo está relacionada com o verbo, e não com o substantivo que o artigo introduz, é aconselhável que os dois elementos fiquem separados, embora não faltem exemplos da sua aglutinação na prática dos melhores escritores:
A circunstância de as vindimas juntarem a família prestava-se a uma reunião anual na Junceda. (Miguel Torga, V, 159) (...)
  • 5) A antiga preposição per contraía-se com lo(s), la(s), formas primitivas do artigo definido, produzindo pelo(s), pela(s). Estas contracções vieram substituir polo(s) e pola(s), de emprego normal no potuguês clássico, como ilustram os versos camonianos:
Pois polos doze pares dar-vos quero
Os doze de Inglaterra, e o seu Magriço.
(L, I, 12)

Da Lua os claros raios rutilavam
Polas argênteas ondas Neptuninas.
(L, I, 58)

Formas combinadas do artigo indefinido
  • 1) O ARTIGO INDEFINIDO pode contrair-se com as preposições em e de, originando:

  • 2) As preposições em e de, antepostas ao artigo indefinido que integra o título de obras, separam-se dele na escrita:

Sofríamos do que, em Um olhar sobre a Vida, qualifiquei de «insónia internacional». (Genolino Amado, RP, 21) (...)
  • 3) Também não é aconselhável a contracção do artigo indefinido com a preposição que se relaciona com o verbo, e não com o substantivo que o artigo introduz:
A obra atrasou-se em virtude de uns operários se terem acidentado."

In. CINTRA, Luís F. Lindley; CUNHA, Celso: Nova gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1997, pp.207-212

Exercício:

Corrija as frases colocando os artigos adequados:


___ João ama ___ vida.

Ele é ___ filho ___ (+de) professora.

__ rapariga comeu ___ bolo.

___ pessoa telefonou-lhe.

Este casaco é ____ (+ de) aluno.

Vou dar ___ festa.

Foi ___ cão que mordeu-me ___ mão.

___ senhora foi ___ (+ a) igreja.

Preciso ___ (+de) caneta.

Vou ___ (+a) festa ___ (+de) Carlos.

___ saco ficou ___ (+em) carro.

___ mendigo pediu-me ___ moeda ____ (+ em) porta ___ ( +de) igreja.

Sem comentários: