Identidade

Adaptado para um nível inicial A1/A2
Tema: Identidade e naturalidade


Olá! O meu nome é Nelson Mandela e sou Sul-africano.





Olá! O meu nome é Oprah Winfrey. Eu nasci no estado do Missisipi e sou uma cidadã Americana.




Olá! O meu nome é Shirin Ebadi e sou Iraniana. Nasci em Hamadã, mais propriamente.






Olá! O meu nome é Martin Luther King, Jr e sou Americano, pois nasci em Atlanta






Olá! O meu nome é Muhammad Yunus e eu nasci em Bangladesh.





Olá! O meu nome é Wangari Maathai e eu nasci em Nyeri, no Quénia.





Olá! O meu nome é Albert Arnold Gore, mas toda a gente me conhece por Al Gore. Nasci na capital dos Estados Unidos da América, Washington, DC.



Olá! O meu nome é Carlos Filipe Ximenes Belo. Eu nasci em Timor Leste, em Baucau, na costa norte do então Timor Português.




Olá! O meu nome é Mahatma Gandhi. Como nasci na Índia, sou Indiano.



Teoria Gramatical:

Sintaxe

  • Pronome Pessoal + Verbo ser + (artigo) Nome próprio

Ex.: Ele é o Fernando Pessoa.

  • (artigo) Pronome Possessivo + Nome/Apelido + verbo ser 3ª pessoa do singular + Nome próprio

Ex.: O seu apelido é Pessoa.

  • Pronome Pessoal + Verbo nascer no Pretérito Perfeito + Preposição "em" + País, Estado, Continente, etc..

Ex.: Ele nascer em Lisboa, Portugal.

  • Pronome Pessoal + Verbo Ser no Presente do Indicativo + Preposição "de" + País, Estado, Continente, etc..
Ex.: Ele é de Lisboa.

Pronomes Pessoais (Pron. Pess.)

Eu

Tu

Ele/ela

Nós

Vós

Eles /Elas

Pronome Possessivo (Pron. Poss.)

Meu

Teu

Seu/Sua; Dele/Dela

Nosso

Vosso

Seus/Suas:

Verbo Ser no Presente do Indicativo (V. Ser Pres. Ind.)

(Eu) Sou

(Tu) És

(Ele/ela) É

(Nós) Somos

(Vós) Sois

(Eles /Elas) São

+ (A gente*) É

*1ª pessoa do plural que se conjuga na 3ª pessoa do singular

Exercício:

Agora que nos apresentamos, apresenta-te tu.

Quem és tu?

____ ______ ___ ___________________

És de onde?

____ _______ ___ __________________

____ _______ ___ __________________

Sem comentários: