Profissões

Adaptado para um nível inicial A2

Tema:
Profissões

Léxico e conversação



O Serguei veio da Bulgária para trabalhar em Portugal, na construção civil. Ao princípio, não era nada daquilo que imaginou, pois, na sua terra, ele era engenheiro topógrafo e em Portugal ele veio trabalhar com a função de servente de obra. Mas, trabalhar em Portugal dava-lhe a possibilidade de ganhar quase três vezes mais do que poderia ganhar em Pleven, a sua terra natal.
O seu contrato era de um ano e ele obteve o visto durante esse período. Mas, após um duro período de adaptação, pois teve de aprender um pouco da língua, e não tinha muitos amigos, ele foi conseguindo novos contratos e prolongamentos do visto.





No terceiro ano de residência, ele teve a oportunidade de trabalhar como motorista de pessados. E durante um ano e meio, ele conheceu Portugal de lés a lés, e foi aí que ganhou uma grande paixão por este país. Por esta altura ele já falava um português razoável e um dia em Leiria ele conheceu a Patrícia. Ela era uma jovem auxiliar de acção educativa que também engraçou com o jovem búlgaro. Com a ajuda dela, ele conseguiu um novo emprego em Leiria, como carteiro.



Ser carteiro tinha lados positivos e lados negativos mas, mesmo assim, foi o trabalho que Serguei mais gostou de ter, até agora. Anda-se muito, mas só trabalha no período da manhã, e agora está a tirar um curso de Português ao fim da tarde, para poder candidatar-se à nacionalidade e, à noite, está a tirar um curso de técnico de informática. Se tudo correr bem, espera poder pedir a mão da Patrícia em casamento, dentro de um ano.



A vida tem destas coisas: às vezes nunca se sonha com a profissão que se vem a ter e, às vezes, uma pessoa é obrigada a mudar de profissão de um momento para o outro. E há tantas profissões que é uma lista interminável.

Agora que conheces algumas profissões, queres tentar enumerar mais cinco que ainda não tenham sido mencionadas?

E tu que profissão gostarias de ter quando eras pequeno? E agora, o que gostarias de ser? O que é que pretendes fazer para obter os teus objectivos?

Exercícios:
  • "Leia os anúncios do quadro A (a-d) e os anúncios do quadro B (1-4). Faça a correspondência entre os anúncios do quadro A (procura) e os anúncios do quadro B (oferta).
Quadro A
Quadro B

In. Teste de conhecimento de língua portuguesa (maiores de 15 anos), 14 de Abril de 2007

  • Assinale se as afirmações são verdadeiras (V) ou falsas (F).
  1. Este curso decorre durante o horário de trabalho.
  2. O curso começa entre 15 de Julho e 15 de Agosto.
In. Teste de conhecimento de língua portuguesa (maiores de 15 anos), 10 de Novembro de 2007
  • "Leia o texto e responda às questões 1-5. Assinale a resposta certa com um X.
Exmos. Senhores:

Venho por este meio responder ao vosso anúncio para o lugar de empregada de mesa e de balcão. Sou moldava e tenho 20 anos. Vivo em Portugal há dois anos, mas os meus pais já cá vivem há seis anos.

Quando cheguei, comecei a estudar português à noite. No princípio, foi muito difícil, mas penso que agora já falo e compreendo bem o português. Além de moldavo e de português, também falo bem inglês e estudei francês durante um ano. Na Moldávia terminei o ensino secundário e este ano comecei a estudar Economia, à noite, numa Universidade em Lisboa.

Já trabalhei como empregada de mesa num restaurante e agora estou a trabalhar numa pastelaria num centro comercial, mas não consigo conciliar o meu horário de trabalho com os estudos.

Gostava de trabalhar na vossa pastelaria/restaurante porque o vosso horário de trabalho me permite continuar a estudar na Universidade, sem problemas, pois as aulas só começam às 18:30. Além disso, o facto de ter o domingo livre é muito conveniente para mim. Penso que tenho o perfil adequado para o lugar uma vez que já tenho alguma experiência profissional e sou uma pessoa muito activa.

Envio, em anexo, o meu currículo e aguardo o vosso contacto. Estou disponível para uma entrevista e posso começar a trabalhar a partir do final deste mês.

Sem outro assunto, atenciosamente,
Raina
  • 1. A Raina

A. fala fluentemente francês.
B. fala várias línguas.
C. compreende bem o português, mas fala mal.
  • 2. Quando a Raina veio para Portugal,
A. os pais ficaram na Moldávia.
B. não tinha cá ninguém de família.
C. os pais já cá viviam.
  • 3. Quando chegou a Portugal, a Raina
A. começou a estudar português.
B. terminou o ensino secundário.
C. começou a estudar na Universidade.
  • 4. A Raina gostava de trabalhar neste restaurante/pastelaria
A. principalmente por causa do horário de trabalho.
B. porque não tem trabalho.
C. por causa do salário.
  • 5. A Raina quer trabalhar como empregada de mesa
A. para ter o sábado e o domingo livres.
B. pela primeira vez.
C. e estudar ao mesmo tempo.
"
In.
Teste de conhecimento de língua portuguesa (maiores de 15 anos), Ibiden

  • "Leia o texto e responda às questões 1-5. Assinale a resposta certa com um X.

Olga chegou há 7 anos a Portugal. Tinha apenas 20 anos. Ficou um mês em Lisboa e depois foi morar para Alcobaça, a norte de Lisboa, para casa de uns amigos. A língua foi a primeira dificuldade, mas estudou com muita energia. “Esforcei-me muito. Primeiro estudei sozinha e depois fiz um curso de português, durante três meses. As aulas eram ao sábado à tarde e ao domingo de manhã. Foi cansativo, mas aprendi muito.”, recorda. No mês passado, concluiu com êxito a prova de língua portuguesa e agora vai pedir a nacionalidade portuguesa. Já tem o certificado e todos os outros documentos necessários. Só falta chegar o mês de Abril, altura em que completa o tempo mínimo exigido de residência legal no país, seis anos. A situação profissional nem sempre é boa, mas Olga acha que não se pode queixar. No Verão, vai passar as férias na Ucrânia. E estas férias são muito especiais: “Vou casar”, diz com muita alegria. Depois vem com o marido para Portugal e quer ter uma família grande. "Ele está com um bocadinho de medo, mas sei que vai gostar. O clima é bom." O futuro marido já começou a aprender português. “Depois do casamento, eu vou ser a professora dele. Tudo vai correr bem!”.
  • 1) Quando Olga veio para Portugal,
A. viveu 7 anos em Lisboa.
B. viveu um mês em Lisboa.
C. ainda não tinha 20 anos.
  • 2) Olga teve aulas de português
A. todos os dias da semana.
B. apenas uma vez por semana.
C. dois dias por semana.
  • 3) Olga tem todos os documentos necessários
A. para pedir o título de residência em Portugal.
B. para pedir a nacionalidade portuguesa.
C. para pedir visto de permanência.
  • 4) A situação profissional
A. é muito boa.
B. não é sempre igual.
C. é muito má.
  • 5) Olga
A. casou no Verão passado.
B. vai casar este Verão.
C. é casada há muito tempo."
In. Teste de conhecimento de língua portuguesa (maiores de 15 anos), 14 de Abril de 2007






  • Assinale se as afirmações são verdadeiras (V) ou falsas (F).
  1. Aos domingos e feriados a Loja do Cidadão está fechada.
  2. A Loja do Cidadão abre todos os dias à mesma hora.
In. Teste de conhecimento de língua portuguesa (maiores de 15 anos), 10 de Novembro de 2007

Sem comentários: