Gerúndio

Adaptado para um nível inicial A2

Tema: Verbos na forma de Gerúndio

TEORIA GRAMATICAL:


O gerúndio tem duas formas: a forma simples e a forma composta.

A forma simples obtém-se substituindo-se o sufixo -r do infinitivo pelo sufixo -ndo, isto é, mantendo a vogal temática.

Ex: ama-ndo; corre-ndo; fugi-ndo


Utiliza-se para se referir de uma acção em curso e que tanto pode acontecer imediatamente anterior ou posteriormente, assim como simultâneamente, ao verbo da oração principal. Depende da sua ordem sintáctica:

Ex:

Acabando o trabalho, suspiramos de alívio.
Querendo repetir, pedi mais comida.















Vi
soluçando o filme, comovida.
Chamou gritando por seu nome.

























Apressamos o passo,
andando rapidamente.
Confidenciou o segredo, contando todos os detalhes.
















A forma composta utilizando a forma do gerúndio do verbo "ter" ou "haver" com o particípio do verbo principal. Esta forma mostra uma acção que foi concluída antes do verbo principal da frase.

Ex:
Tendo consentido a sua saída, ela telefonou às amigas.
Havendo conseguido o que queria, saiu satisfeito.






















Exercício:

  • Atente ao poema de Vinício de Morais e sublinhe o verbo na forma de gerúndio
O Velho e a flor

Por céus e mares eu andei
Vi um poeta e vi um rei

Na esperança de saber o que é o amor

Ninguém sabia me dizer

E eu já queria até morrer

Quando um velhinho com uma flor assim falou:
O amor é o carinho

É o espinho que não se vê em cada flor

É a vida quando

Chega sangrando

Aberta em pétalas de amor
Para ouvir:


  • Em relação à imagem que se segue transforme a frase, substituindo o verbo na forma de gerúndio pelo verbo lavar, também no gerúndio.

  • Complete os espaços em branco, utilizando os verbos sugeridos em baixo, na forma do gerúndio.
Adoro passar tempo com os miúdos. Não há nada melhor que ficar _________ de mão dada com eles, ou vê-los _________ com a areia da praia no Verão. Ou ver os seus rostos ________ de alegria quando chego a casa, _________ de imediato para os seus quartos, para me mostrarem a sua nova brincadeira. Infelizmente, nem sempre tenho tempo para eles e ________ não poder estar sempre à sua disposição, mas tenho outros afazeres. No entanto, sei que enquanto não estou com eles, eles ficam __________ novas brincadeiras para me mostrarem. Não ________ correr o risco de mentir, acho que nunca fui tão feliz.

Arrastar; brincar; inventar; lamentar, passear; querer; sorrir.

Sem comentários: