Verbo "Estar" + preposição "a" + infinitivo (e outras locuções verbais)

Adaptado para um nível inicial A1/A2

Tema:
Verbo "estar" + preposição "a" + infinitivo (e outras locuções verbais)

TEORIA GRAMATICAL:

"1. Os conjuntos formados de um verbo auxiliar com um verbo principal chamam-se LOCUÇÕES VERBAIS. Nas LOCUÇÕES VERBAIS conjuga-se apenas o auxiliar, pois o verbo principal vem sempre numa das formas nominais: no PARTICÍPIO, no GERÚNDIO ou no INFINITIVO IMPESSOAL

2. Os AUXILIARES de uso mais frequentes são ter, haver, ser e estar. (...)

Estar emprega-se: (...)

b) com o GERÚNDIO, ou com o INFINITIVO do verbo principal antecedido da preposição a, para indicar uma acção durativa, continuada:


Estava ouvindo música

Estava a ouvir música (...)


Distinção importante

A construção de estar (ou andar) + GERÚNDIO, preferida no Brasil, é a mais antiga no idioma e ainda tem vitalidade em dialectos centro-meridionais de Portugal (principalmente no Alentejo e no Algarve), nos Açores e nos países africanos de língua portuguesa.
No português padrão e nos dialectos setentrionais de Portugal predomina hoje a construção, de sentido idêntico, formada de estar (ou andar) + PREPOSIÇÃO a + INFINITIVO, que aparece, uma vez por outra, na pena de escritores brasileiros." In. CINTRA, Luís F. Lindley; CUNHA, Celso: Nova gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1997, pp. 393-394


Tal como o verbo "estar " + prep. "a" + V. Infinitivo, existem outros verbos que também podem ser considerados como auxiliares para além dos quatro anteriormente referidos. Assim "acabar","andar", "ficar","ir","vir", e outros quando unidos a um infinitivo funcionam como auxiliares:
O verbo "acabar" + prep. "de"+ infinitivo usa-se para mostrar o fim de uma acção (aspecto conclusivo)
Cf. V. "terminar" ou V. "deixar"

O verbo "ficar"+ prep. "a" + infinitivo indica uma acção rotineira, tal como "estar a"+ infinitivo, mas mais longa que esta.





O verbo "andar"+ prep. "a" + infinitivo indica "(...) uma acção durativa, continuada" In. CINTRA, Luís F. Lindley; CUNHA, Celso: Nova gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1997, pp. 396




O verbo "ir"+ infinitivo usa-se para mostrar intenção em realizar determinado acto num futuro próximo.





O verbo "ir"+ gerúndio ou o verbo "vir"+ gerúndio serve para indicar uma acção que se vai desenvolvendo gradualmente ou por etapas sucessivas






O verbo "vir"+ infinitivo usa-se quando se quer mostrar a intenção em realizar um acto ou mostrar movimento em sentido de um determinado fim.





O verbo "vir" + prep. "a" + infinitivo usa-se para exprimir o resultado de uma acção




O verbo "costumar" + infinitivo usa-se para referir uma acção habitual, com uma duração descontínua e ilimitada.








O verbo "continuar"+ prep. "a"+ infinitivo usa-se para referir uma acção em curso, em pleno desenvolvimento; já quando utiliza a preposição "por", na mesma estrutura, exprime uma acção não acabada. Ex: "Os pratos continuam por lavar."


Exercícios:
  • Utilize o verbo "estar" e a preposição "a" nas frases:
Eu ______________ cansada.
Eu ______________ cantar rap.
Tu______________ sorrir.
Tu _____________ pedir desculpas.
Você ____________ bonito e elegante.
Ele _____________ bem de saúde.
Ela _____________ correr perigo.
Nós _____________ gritar por socorro.
Nós _____________ juntos de novo.
A gente __________ praticar português.
Eles _____________ a começar a aula sem nós.
Elas _____________ prontas para começar.

  • Utilize as formas auxiliares que aprendemos ("acabar"; "andar"; "continuar"; "costumar"; "estar"; "ficar"; " "ir"; "vir") para dar sentido ao texto (atenção que utiliza tempos do passado):
De noite, eu ________ a ler durante meia hora até dar-me sono. A semana passada ________ de ler um livro de contos do Eça de Queiroz. Eu _______ a querer ler um livro deste autor, mas ______ sempre a ler outros livros. Depois de o ler _____ a pensar em ler um romance maior. Pede ser o faça brevemente. Agora _______ a ler uns poemas no comboio e ______ a escrever postais para a família. Eu _______ ter sempre tempo para ler um pouco antes de dormir, mas agora ando tão cansado que, assim que chego à cama, _______ logo dormir.


  • Em relação à frase, em baixo, ilustrada diga:
a) Qual o valor da locução verbal.
b) Quem acabou de adormecer.
c) O que estavam eles a fazer antes.


Complete:

Os coelhos _______ adormecendo lentamente.






Sem comentários: