Tema: Profissões
Léxico e conversação
O Serguei veio da Bulgária para trabalhar em Portugal, na construção civil. Ao princípio, não era nada daquilo que imaginou, pois, na sua terra, ele era engenheiro topógrafo e em Portugal ele veio trabalhar com a função de servente de obra. Mas, trabalhar em Portugal dava-lhe a possibilidade de ganhar quase três vezes mais do que poderia ganhar em Pleven, a sua terra natal.
O seu contrato era de um ano e ele obteve o visto durante esse período. Mas, após um duro período de adaptação, pois teve de aprender um pouco da língua, e não tinha muitos amigos, ele foi conseguindo novos contratos e prolongamentos do visto.
No terceiro ano de residência, ele teve a oportunidade de trabalhar como motorista de pessados. E durante um ano e meio, ele conheceu Portugal de lés a lés, e foi aí que ganhou uma grande paixão por este país. Por esta altura ele já falava um português razoável e um dia em Leiria ele conheceu a Patrícia. Ela era uma jovem auxiliar de acção educativa que também engraçou com o jovem búlgaro. Com a ajuda dela, ele conseguiu um novo emprego em Leiria, como carteiro.
Ser carteiro tinha lados positivos e lados negativos mas, mesmo assim, foi o trabalho que Serguei mais gostou de ter, até agora. Anda-se muito, mas só trabalha no período da manhã, e agora está a tirar um curso de Português ao fim da tarde, para poder candidatar-se à nacionalidade e, à noite, está a tirar um curso de técnico de informática. Se tudo correr bem, espera poder pedir a mão da Patrícia em casamento, dentro de um ano.
A vida tem destas coisas: às vezes nunca se sonha com a profissão que se vem a ter e, às vezes, uma pessoa é obrigada a mudar de profissão de um momento para o outro. E há tantas profissões que é uma lista interminável.
Agora que conheces algumas profissões, queres tentar enumerar mais cinco que ainda não tenham sido mencionadas?
E tu que profissão gostarias de ter quando eras pequeno? E agora, o que gostarias de ser? O que é que pretendes fazer para obter os teus objectivos?
Exercícios:
- "Leia os anúncios do quadro A (a-d) e os anúncios do quadro B (1-4). Faça a correspondência entre os anúncios do quadro A (procura) e os anúncios do quadro B (oferta).
In. Teste de conhecimento de língua portuguesa (maiores de 15 anos), 14 de Abril de 2007
- Assinale se as afirmações são verdadeiras (V) ou falsas (F).
- Este curso decorre durante o horário de trabalho.
- O curso começa entre 15 de Julho e 15 de Agosto.
- "Leia o texto e responda às questões 1-5. Assinale a resposta certa com um X.
Quando cheguei, comecei a estudar português à noite. No princípio, foi muito difícil, mas penso que agora já falo e compreendo bem o português. Além de moldavo e de português, também falo bem inglês e estudei francês durante um ano. Na Moldávia terminei o ensino secundário e este ano comecei a estudar Economia, à noite, numa Universidade em Lisboa.
Já trabalhei como empregada de mesa num restaurante e agora estou a trabalhar numa pastelaria num centro comercial, mas não consigo conciliar o meu horário de trabalho com os estudos.
Gostava de trabalhar na vossa pastelaria/restaurante porque o vosso horário de trabalho me permite continuar a estudar na Universidade, sem problemas, pois as aulas só começam às 18:30. Além disso, o facto de ter o domingo livre é muito conveniente para mim. Penso que tenho o perfil adequado para o lugar uma vez que já tenho alguma experiência profissional e sou uma pessoa muito activa.
Envio, em anexo, o meu currículo e aguardo o vosso contacto. Estou disponível para uma entrevista e posso começar a trabalhar a partir do final deste mês.
Sem outro assunto, atenciosamente,
- 1. A Raina
A. fala fluentemente francês.
B. fala várias línguas.
C. compreende bem o português, mas fala mal.
- 2. Quando a Raina veio para Portugal,
B. não tinha cá ninguém de família.
C. os pais já cá viviam.
- 3. Quando chegou a Portugal, a Raina
B. terminou o ensino secundário.
C. começou a estudar na Universidade.
- 4. A Raina gostava de trabalhar neste restaurante/pastelaria
B. porque não tem trabalho.
C. por causa do salário.
- 5. A Raina quer trabalhar como empregada de mesa
B. pela primeira vez.
C. e estudar ao mesmo tempo."
In. Teste de conhecimento de língua portuguesa (maiores de 15 anos), Ibiden
- "Leia o texto e responda às questões 1-5. Assinale a resposta certa com um X.
Olga chegou há 7 anos a Portugal. Tinha apenas 20 anos. Ficou um mês em Lisboa e depois foi morar para Alcobaça, a norte de Lisboa, para casa de uns amigos. A língua foi a primeira dificuldade, mas estudou com muita energia. “Esforcei-me muito. Primeiro estudei sozinha e depois fiz um curso de português, durante três meses. As aulas eram ao sábado à tarde e ao domingo de manhã. Foi cansativo, mas aprendi muito.”, recorda. No mês passado, concluiu com êxito a prova de língua portuguesa e agora vai pedir a nacionalidade portuguesa. Já tem o certificado e todos os outros documentos necessários. Só falta chegar o mês de Abril, altura em que completa o tempo mínimo exigido de residência legal no país, seis anos. A situação profissional nem sempre é boa, mas Olga acha que não se pode queixar. No Verão, vai passar as férias na Ucrânia. E estas férias são muito especiais: “Vou casar”, diz com muita alegria. Depois vem com o marido para Portugal e quer ter uma família grande. "Ele está com um bocadinho de medo, mas sei que vai gostar. O clima é bom." O futuro marido já começou a aprender português. “Depois do casamento, eu vou ser a professora dele. Tudo vai correr bem!”.
- 1) Quando Olga veio para Portugal,
B. viveu um mês em Lisboa.
C. ainda não tinha 20 anos.
- 2) Olga teve aulas de português
B. apenas uma vez por semana.
C. dois dias por semana.
- 3) Olga tem todos os documentos necessários
B. para pedir a nacionalidade portuguesa.
C. para pedir visto de permanência.
- 4) A situação profissional
B. não é sempre igual.
C. é muito má.
- 5) Olga
B. vai casar este Verão.
C. é casada há muito tempo."
- Assinale se as afirmações são verdadeiras (V) ou falsas (F).
- Aos domingos e feriados a Loja do Cidadão está fechada.
- A Loja do Cidadão abre todos os dias à mesma hora.
Sem comentários:
Enviar um comentário