A rotina do dia-a -dia

Adaptado para um nível inicial A1/A2

Tema:
Rotina

Compreensão escrita e conversação
:

De manhã levanto-me da cama e vou à casa de banho. Lavo a cara para acordar um pouco mais, pois sou um bocado preguiçosa a levantar-me. Depois vou tomar o pequeno almoço. Como uns cereais com um pouco de leite e depois de comer vou-me vestir. Depois saio de casa para o trabalho.
Para chegar ao trabalho, vou a pé até à estação de comboio. Demoro uns sete minutos e não custa nada. Já no comboio a viagem demora vinte e dois minutos, até chegar a Sete Rios. Depois, ou vou a pé, se o tempo estiver bom, ou vou de metro. É só uma estação até São Sebastião da Pedreira e estou logo no Corte Inglês. Depois entro no trabalho, onde vendo perfumes muito agradáveis.
A meio da manhã, tenho vinte minutos para o lanche, mas tento não demorar muito. Há sempre muito movimento, e consigo vender muitos perfumes, especialmente a jovens raparigas. Depois volto a ter um intervalo para o almoço entre o meio dia e as duas da tarde. Mas o intervalo é só de quarenta minutos. Eu apenas posso escolher quando é a melhor altura para ir. Depois volto a trabalhar até à dezasseis hora, altura que chega a Rita, a minha colega.
Com o resto do tempo livre, às vezes, fico um pouco em Lisboa a passear e conhecer melhor a cidade. Mas se estiver muito cansada, vou para casa para descansar. Quase todos os dias passo pelo supermercado para comprar mercearias para o jantar e o almoço do dia seguinte. Gosto de escolher aquilo que vou comer no próprio dia, mas não gosto nada das filas na caixa do supermercado. Já em casa, faço tudo o que tenho de fazer, como a lavagem da roupa, a preparação do jantar, a limpeza da casa, para poder fazer aquilo que quero fazer, como ler um livro, falar ao telefone com a família, etc.. Mas muitas vezes, adormeço, sentada no sofá, a ver televisão.

Exercício:
  • Em relação ao texto acima indicado, diga se as seguintes frases são verdadeiras ou falsas:
Quem está a narrar é uma mulher.
Antes de sair de casa ela vê televisão.
O narrador lava os dentes depois de comer.

Ela vai de comboio até à estação.

Ela demora muito tempo a chegar à estação de comboio.

A sua profissão é comprar perfumes.

Ela tem 40 minutos de almoço.
Ela é a Rita.
Ela sai do trabalho às 16 horas.
Ela tem uma colega.
Ela vai passear pela cidade depois de sair.
Ela pode ir ao supermercado depois de sair.
Ela gosta de ler livros ou falar com a família ao telefone.

Ela pode adormecer cansada.

  • Como é a sua rotina antes de dormir?

  • Ordena as fotografias em baixo de modo a contarem a história sequencial da rotina do menino e coloca uma legenda em cada uma das fotografias.



















































Sem comentários: