Ida ao médico

Adaptado para um nível inicial A2

Tema: Ida ao medico

Compreensão escrita e conversação


O Jaime não se anda a sentir bem. Ultimamente parece andar sempre cansado e tem dores de garganta. Às vezes, até parece que a comida nem lhe sabe bem e ontem até teve um pouco de febre. A conselho dos colegas de trabalho decidiu ir ao seu médico de família.

No dia seguinte, chegou muito cedo ao Centro de Saúde e, ainda mal abriram as portas, lá estava ele a pedir uma consulta. Por sorte, conseguiu uma consulta no próprio dia.
Quando chegou à sua vez de ser atendido, dirigiu-se para o consultório e, a pedido do médico, sentou-se.
- Então o que vêm aqui fazer, Sr. ... Jaime?
- Ando a sentir-me adoentado. Dói-me a garganta, tenho dores de cabeça e ontem pareceu-me ter febre.
- Então vamos lá ver isso! Por favor, tire a parte de cima da roupa sente-se na maca.
O médico tirou a espátula e mandou o Jaime abrir a boca.
- Abra a boca.
- Ahhhh!
- Abra mais!
-AHHHHHHHHH!
-Muito bem. Pode fechar. Vamos lá ver como estão esses pulmões.
Tirou o estetoscópio e ordenou ao Jaime:
- Inspire!... Expire!... Inspire!...Expire!.... Muito bem! Pode-se vestir.
Voltou-se a sentar à secretária e perguntou ao Jaime:
-O Jaime não fuma, pois não?
-Não senhor doutor! Como sabe?
-Ouvi os seus pulmões!
O Jaime riu-se e quase se engasgou com uma tosse repentina.
-Pois é! O Jaime está com uma gripe e ainda bem que veio ao médico, pois está uma gripe forte. Vamos receitar-lhe aqui um antibiótico para essa infecção na garganta e um antipirético para a febre. Vai ficar na cama três dias e se não se sentir melhor passe aqui que damos-lhe mais dois dias de baixa, pode ser?
- Sim, senhor doutor.
- Beba bebidas quentes e coma umas sopinhas que vai ficar melhor em três tempos.
- Obrigado! Acha que para a semana já posso ir jogar futebol com os meus colegas?
- Hum... vamos lá ver. Talvez se se sentir melhor... mas o melhor é adiar isso para a outra semana.
- Muito bem! Eles que passem sem mim um dia.
O Jaime sorriu e apertou a mão ao médico e despediu-se.
Na recepção, pediu para pôr o selo na receita e saiu do Centro de Saúde, dirigindo-se para a farmácia, onde lhe aviaram os medicamentos.



Agora que viu como é uma interacção paciente - médico, tente simular uma ida ao médico em que se queixa de fadiga e cefaleias (dores de cabeça). O médico recomendará uma melhor alimentação e descanso.






Vamos tentar dizer os nomes dos órgãos? Diga em voz alta o nome do órgão e explique a sua função.



Escolhe um órgão que poda estar a ser afectado e recomenda uma dieta que possa prevenir uma complicação maior.









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Exercício:
  • "Assinale se as afirmações são verdadeiras (V) ou falsas (F).
  1. De manhã não há visitas.
  2. As crianças com menos de 10 anos não podem visitar os doentes."
In. Teste de conhecimento de língua portuguesa (maiores de 15 anos), Janeiro de 2007
  • Escreva uma mensagem de email, para o seu centro de saúde, a pedir uma consulta com o seu dentista, adiantando o motivo da consulta (sintomas, consulta de rotina, etc.)

  • Ao ler a posologia de um medicamento encontra algumas informações importantes. Ouça o texto para saber a informação do folheto:


In. COELHO, Mª. Luisa; OLIVEIRA, Carla: Aprender Português 2, Lisboa, Texto Editores, 2007

Assinale as informações correctas:
  1. O medicamento é de uso privado.
  2. Pode-se partilhar o medicamento.
  3. Deve-se ter em atenção a data em que prescreve a validade do medicamento.
  4. Pode-se guardar o medicamento em qualquer embalagem.
  5. Deve-se ter o cuidado de manter fora do alcance das crianças.
  6. Os comprimidos devem ser guardados na embalagem exterior.
  • Usa este link e usa o imperativo para resolver o exercício.

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