Verbos reflexos

Adaptado para um nível inicial A1/A2

Tema: Verbos reflexo

TEORIA GRAMATICAL:

Os verbos reflexos são verbos em que o objecto directo ou indirecto referem-se à mesma pessoa que o sujeito.

Ex: "Eu lavo-me"

"Voz reflexiva.

Exprime-se a VOZ REFLEXIVA juntando-se às formas da voz activa os pronomes oblíquos me, te, nos, vos e se (singular e plural):

Eu feri-me (ou me feri) [= a mim mesmo]
Tu feriste-te (ou te feriste) [= a ti mesmo]
Ele feriu-se (ou se feriu) [= a si mesmo]
Nós ferimo-nos (ou nos ferimos) [= a nós mesmo]
Vos feristes-vos (ou vou feristes) [= a vós mesmo]
Eles feriram-se (ou se feriram) [= a si mesmo] (...)

Na VOZ REFLEXIVA o verbo vem acompanhado de um pronome oblíquo que lhe serve de objecto directo ou, mais raramente, de objecto indirecto e representa a mesma pessoa que o sujeito. Assim:


O verbo reflexivo pode indicar também a reciprocidade, isto é, uma acção mútua de dois ou mais sujeitos:
Verbo reflexivo e verbo pronominal

Muitos verbos são conjugados com pronomes átonos, à semelhança dos reflexivos, sem que tenham exactamente o seu sentido. São os chamados VERBOS PRONOMINAIS, de que podemos distinguir dois tipos:

a) Os que só se usam na forma pronominal, como:

apiedar-se; queixar-se; (...) suicidar-se

b) os que se usam também na forma simples, mas esta difere ou pelo sentido ou pela construção da forma pronominal, como, por exemplo:

debater [= discutir] ;debater-se [= agitar-se]
enganar alguém; enganar-se

Observação:
Distingue-se, na prática, o verbo reflexivo do verbo pronominal porque ao primeiro podem-se acrescentar, conforme a pessoa, as expressões a mim mesmo, a ti mesmo, a si mesmo, etc.. Quando um reflexivo tem valor recíproco, as expressões reforçativas passam a ser um ao outro, reciprocamente, mutuamente, etc. "

In. CINTRA, Luís F. Lindley; CUNHA, Celso: Nova gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1997, pp. 383, 405 [excepto imagens]

Vamos relembrar: Os verbos regulares em -ir

Pres. do Indicativo

verbo afligir

eu aflijo
tu afliges
ele/ela aflige
nós afligimos
vós afligis
eles/elas afligem

-/-o
-/- es
-/- e
-mos
-s
-/- em

Nota: Aqui podemos atentar a uma forma: na primeira pessoa do singular "eu aflijo", há uma irregularidade gráfica que se deve a convenções ortográficas (o "g" ao pé do "o" tem o som "gu", o "g" ao pé do "e" e "i" tem o som "je " e "ji"). No entanto o som é o mesmo e segue o paradigma.


Sabendo que o verbo afligir, significa "causar aflição", "atormentar" ou"inquietar", vamos tentar torna-lo num verbo reflexo?


Exercício:

  • Realça o verbo reflexo e conjuga-o em todas as pessoas do singular e plural:
  • Usando a forma reflexiva de custar, despedir, divertir, doer, encantar, escovar, espreguiçar, fazer, lamber, levantar, vestir e sujar, complete o texto de modo a que faça sentido:
De manhã ________-___ da cama e ___________- ____, ainda cheio de sono. Sair da cama _____-___ imenso. Depois ______-___ com a roupa que preparei no dia anterior, e vou tomar o pequeno almoço, sempre à pressa para sair. Mas antes, ainda tenho de ______-___ e escovar os dentes, para sentir-me bem disposto durante o resto do dia.
Como é Domingo, combinei com a Rita e com o Nelson ir ao museu de Arte Antiga, pois até às duas da tarde é grátis. Decerto que vamos _________-____ muito, pois vamos ver coisas bonitas na companhia uns dos outros. A Rita é muito bonita e ________
-___ com aquela voz rouca; o Nelson está sempre a fazer brincadeiras que ________- ___ a rir até ____ -____ os músculos da cara.
Depois vamos almoçar, talvez comer umas sardinhas. Já sei que vou ______-___ todo com a gordura das sardinhas, mas é um peixe tão saboroso, que até _____ - ___ só a pensar nisso.
Depois, _________-___ deles, e aproveito para ir para casa descansar. Amanhã é mais um dia de trabalho.

Sem comentários: